terça-feira, dezembro 06, 2005

2001, a Campanha Atípica…


2001. No meio do turbilhão académico entre fim de curso de fim de estágio curricular surgiu a campanha eleitoral das autárquicas 2001.

Confrontado com o desafio de eleger um candidato do PSD numa terra tradicionalmente socialista com o aliciante de uma sociedade cansada e fustigada pelo “tufão Guterres", estavam reunidas as condições para aquele que considero um dos maiores desafios para quem estava a terminar um curso na área.

Derrubar um Presidente de Junta que se encontrava no poder desde 1989 não é tarefa fácil, mas não impossível… Com uma campanha forte e aguerrida a vitória foi difícil, logo mais saborosa. Em 2001 nem as eleições para a Câmara Municipal tinham sido tão disputadas, como alguém considerou: “Na Sobreira viveu-se um verdadeiro clima idêntico ao Afeganistão.” Mas no final, a vitória foi justa e merecida pela campanha apresentada.

O PS adormeceu na sombra do poder e somente utilizou o período eleitoral para campanha. Entre sessões de esclarecimento, comunicados, boletins de campanha e cartazes alusivos aos partidos o povo continuava o mais indeciso possível, a margem de erro das sondagens rondava os 40%...

No final a vitória por escassos votos fazia prever um mandato limitado e condicionado pela curta margem…

1 comentário:

Filipe Silvestre Carneiro disse...

A vossa sorte foi não existir um MIL a candidatar-se...